Publicidade e Propaganda

publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promove sua venda ou garante a boa imagem da marca ou empresa junto ao público.

Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo. Desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes, outdoors e folhetos.

Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio, Tv e cinema, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens para a publicidade impressa e roteiros de vídeos para campanhas de Tv e internet, sugere detalhes e coordena os trabalhos de produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor.

Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing.

Qual a diferença entre Publicidade, Propaganda e Marketing

Propaganda é qualquer comunicação com objetivo de convencer alguém sobre determinada ideia. A propaganda não tem, necessariamente, apelo comercial. Tanto é que existe a propaganda política, que tenta atrair o voto dos eleitores.

Já a publicidade é a propaganda com objetivos claramente comerciais: a propaganda de um salgadinho, na TV é publicidade, porque tem o objetivo de elevar as vendas. Já o marketing é a área da qual a propaganda e a publicidade fazem parte.

Enfermagem
Psicologia
Menu