Farmácia

O farmacêutico é um profissional de grau superior que atua na área da saúde, podendo pesquisar, desenvolver, produzir, manipular e selecionar medicamentos, assumir a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios, pesquisar e controlar a qualidade de derivados do sangue, analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia, além de atuar como professor ou pesquisador em universidades.

São mais de 70 atividades farmacêuticas que esse profissional está autorizado a exercer. Hospitais, laboratórios, farmácias, indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição de fármacos, órgãos públicos e de fiscalização são algumas das opções de áreas onde o farmacêutico pode trabalhar.

farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas.

Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

A profissão do farmacêutico foi regulamentada em 1931. Para exercê-la é preciso ter o diploma de nível superior e obter o registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde trabalha. É importantíssimo que o diploma de curso superior em Farmácia seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Somente assim será possível obter o registro profissional.

Medicina Veterinária
Engenharia Civil
Menu